Prestes a completar 40 anos, conheça um pouco do Colégio Anglo, na matéria publicada no Jornal ACE Vargem Grande Paulista. Sua história e como ele está se preparando para o futuro.
“O amor que tenho pela educação e por ensinar que me fez abrir a escola. É a realização de um sonho que tem transformado o futuro de muitos jovens.”
Colégio Anglo
40 anos de ensino em Vargem Grande Paulista
Este ano será marcante para o Colégio Anglo de Vargem Grande Paulista, que completa 40 anos de história e com novidades no ensino médio. Tradicional na cidade e conhecido por um ensino que é referência e promove a interdisciplinaridade, o Anglo VGP é resultado de um sonho realizado entre educadores.
A história começou em 1983, com a professoras Mari Okawara Furukawa e Maria do Socorro Bela de Oliveira, que fundaram na região central de Vargem Grande Paulista a “Escola de Educação Infantil e de 1° Grau Abelhinha Feliz”.
Segundo ela, foram quase três anos numa pequena sala comercial onde funcionava a Escola Abelhinha Feliz, com cerca de 25 alunos. O trabalho de excelência, solidez, respeito, empatia e responsabilidade, claramente reco- nhecido pela comunidade, trouxe mais alunos e o espaço tornou-se pequeno.
Em 1985, a então Escola Abelhinha Feliz se instalou na Rua Ifema, numa área com mais de 22 mil m2 e ganhou um novo nome, Colégio Integração. “Quando ampliamos a escola para a 1a série do Ensino Fundamental re- solvemos mudar para uma sede própria, num terreno da minha família. A partir daí, com muito planejamento, fomos ampliando gradativamente as séries”, lembra a Mari.
Com o plano de expansão em ritmo acelerado, mais um passo avançou com a implementação do Ensino Médio já com o sistema Anglo de Ensino. Agora, Mari compartilha os desafios, projetos e toda parte pedagógica com William Motomitsu e Rubens Yoshikazu Okawara.
“Com a aposentadoria da Maria convidamos o William, que está no colégio há 20 anos, foi nosso primeiro professor de física e conhece muito nossos alunos, toda parte admnistrativa e pedagógica. E também o Rubens ficando com a tesouraria. Estamos com muitos projetos novos, especialmente com o novo ensino médio, e estes parceiros vieram somar”, destacou Mari.
Todas as mudanças e inovações têm atraído mais alunos, especialmente na pandemia. “Tivemos um crescimento no número de alunos em torno de 28% desde o início da pandemia, e isso se deve à qualidade do ensino que oferecemos para a formação do aluno. Prezamos por princípios e valores que fazem a diferença, além da parte congnitiva que também é intensa no colégio”, explicou William.
Com uma equipe de quase 40 colaboradores; mais de 360 alunos que se dividem entre educação infantil/ ensino fundamental I e II/ ensino médio; e mais de 2,6 mil m2 de área construída; o Colégio Anglo está em fase de ampliação.
“Estamos construindo mais salas de aula para o ensino médio, mais dinâmicas e pensadas de acordo com as últimas tendências arquitetônicas. A curto e médio prazo também já preve- mos dobrar algumas turmas do fundamental e para isso devemos ampliar ainda mais o espaço físico, mas sempre preservando o verde e toda natureza que temos na escola”, enfatizou William.
Apesar de todas a dificuldades que a educação no país tem enfrentado nesses últimos anos de pandemia, as escolas se tornaram ainda mais importantes e o Colégio Anglo segue se reinventando com seu plano de expansão.
“Investimos muito no socioemocional dos nossos alunos e estamos esperançosos com o novo ensino médio. Porém, sempre colocando a filosofia que já temos na educação infantil e fundamental, para assim alcançarmos uma edu- cação com qualidade e nos tornarmos uma referência de excelência na região em termos de ensino”, finalizou.
Fonte:
Jornal ACE Vargem Grande Paulista
Edição 143 – 02/2022
Para ler a edição completa, clique aqui